O projeto REVITAL – “Revitalização socioeconómica de zonas de baixa densidade populacional através de teleassistência clínica”, do qual o Politécnico de Castelo Branco é membro, apresentou os seus primeiros resultados às autoridades institucionais, às entidades sociais e aos meios de comunicação, num encontro realizado em Palencia (Espanha), nos dias 4 e 5 de fevereiro.
O encontro serviu para destacar os avanços alcançados na fase piloto do projeto nos três territórios onde o REVITAL está implementado – Palencia (Espanha), Garazi (França) e Beira Baixa (Portugal), bem como o impacto real da teleassistência clínica e da reabilitação tecnológica em zonas ruais de baixa densidade populacional. Além disso, foram feitos progressos na coordenação técnica e operativa do REVITAL, com possibilidade de novas sinergias para o futuro do projeto.
Entre os resultados provisórios evidenciados nos três territórios da atuação do projeto-piloto, destaque para a formação de 24 profissionais, o atendimento de 92 pessoas, com uma média de 73 anos de idade, e a realização de 763 sessões. A reunião contou ainda com a presença de um dos beneficiários do projeto, Andrés Pesquera, que compartilhou a sua experiência com o exoesqueleto HANK, salientando a melhoria da sua mobilidade e postura.
O IPCB esteve representado pela diretora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), Rute Crisóstomo.
Para além do IPCB os elementos que integram o consórcio são: Cluster SIVI- Soluciones Innovadoras para la Vida Independiente (Espanha) – Líder; AEBB - Associação Empresarial da Beira Baixa (Portugal); Gerencia de Servicios Sociales de la Junta de Castilla y León (Espanha); Fundación San Cebrián (Espanha); Gogoa Mobility Robots SL (Espanha); Universidade de la Iglesia de Deusto (Espanha); École Supérieure des Technologies Industrielles Avancées ESTIA TECH (França) e Etablissement Public de Sante de Garazi (França).
O projeto REVITAL – “Revitalização socioeconómica de zonas de baixa densidade populacional através de teleassistência clínica”, está inserido no Programa Interreg VI-B Sudoe 2021-2027.
Mais informações sobre o projeto Revital disponível em https://interreg-sudoe.eu/pt-pt/proyecto-interreg/revital/
16/02/2026