A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESECB) é uma entidade formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (registo de acreditação CCPFC/ENT-ES-0667/15) para a realização de ações de formação em diversas modalidades, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 22/14 de 11 de fevereiro, que estabelece o Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores. São destinatários das ações, os docentes:
- da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública;
- que integram a carreira de educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário que lecionam português no estrangeiro, das escolas públicas portuguesas no estrangeiro e nas escolas europeias;
- do ensino particular e cooperativo em exercício de funções em escolas associadas de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE);
- profissionais que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes.
No âmbito do Despacho nº 5741/2015 de 29 de maio, retificado pela Declaração de Retificação nº 470/2015 de 11 de junho, pode a ESECB reconhecer e certificar no âmbito da formação contínua de professores a modalidade de ações de curta duração, nos termos expressos no regulamento interno da Escola - Reg.ESECB.TC.07 (acessível na rede interna do IPCB). O pedido de reconhecimento de ações de formação de curta duração deve ser submetido à entidade formadora pelo proponente da ação, no âmbito de iniciativas promovidas pelas Unidades Orgânicas (UO) do IPCB.
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-134404/25, todos os grupos de recrutamento
Área de formação: Área de Formação B - Prática pedagógica e didática na docência
Formadores: Margarida Morgado e Mónica Régio
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Modalidade: curso de formação
Número máximo de inscritos por curso: 25.
Duração: 15 horas (inscrição no 4th Working CLIL colloquium (30/06 e 1/07) adiciona 12 horas)
Local: Escola Superior de Educação, IP Castelo Branco, bloco B
Número de sessões: 5
Datas: 29/04; 07/05; 13/05; 20/05; 21/05
Inscrição: enviar ficha de inscrição para monicaregio@ipcb.pt até 21/04/2025
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Para dúvidas/ questões, é favor contactar: monicaregio@ipcb.pt
Detalhes das sessões:
📅 Sessão 1 – Fundamentos do CLIL/AICL
🗓 Data: Terça, 29 Abril 2025
⏰ Hora: 18h30-21h30 (Duração: 3 horas)
🧑🏫 Formadora: Margarida Morgado
Esta sessão incide sobre fundamentos de CLIL: princípios metodológicos e estratégico-didáticos; colaboração escola-pais-professores; exemplos de scaffolding; e princípios de ensino-aprendizagem CLIL.
📅 Sessão 2 – Planificação de unidades didáticas CLIL
🗓 Date: Quarta, 7 maio 2025
⏰ Hora: 18h30-21h30 (Duração: 3 horas)
🧑🏫Formadora: Mónica Régio
Esta sessão apresenta diferentes propostas de planificação de unidades didáticas com base em exemplos concretos de várias disciplinas do ensino básico e releva a importância da metodologia de trabalho de projeto em CLIL.
📅Sessão 3 – Adaptação de recursos e materiais
🗓 Data: Terça, 13 maio 2025
⏰ Hora: 18h30-21h30 (Duração: 3 horas)
🧑🏫 Formadora: Margarida Morgado
Esta sessão propõe que os participantes utilizem técnicas de scaffolding para adaptar recursos e materiais que já utilizam a uma abordagem CLIL utilizando técnicas de scaffolding e pondo em prática os princípios de CLIL.
📅 Sessão 4 – Multimodalidade e ambientes de aprendizagem ricos
🗓 Data: Terça, 20 maio 2025
⏰ Hora: 18h30- 21h30 (Duração: 3 horas)
🧑🏫 Formadora: oradora convidada: Ana Piquer-Piriz, especialista em CLIL, sessão em espanhol ou inglês. (Mónica Régio)
Esta sessão incide sobre como encontrar recursos para criar ambientes de aprendizagem ricos, como favorecer os recursos multimédia e a aprendizagem multimodal e como adaptar língua, conteúdo e aprendizagens em CLIL.
📅 Sessão 5 – Avaliação em CLIL
🗓 Data: Quarta, 21 maio 2025
⏰ Hora: 18h30- 21h30 (Duração: 3 horas)
🧑🏫 Formadora: oradora convidada: Marta Martín-Gilete, especialista em CLIL, sessão em espanhol ou inglês (Margarida Morgado)
Esta sessão incide sobre os princípios da avaliação em CLIL, providenciando exemplos de monitorização das aprendizagens e das várias técnicas de auto-, hetero- e avaliação pelo professor em CLIL, incluindo recursos